top of page

Livro: O Grito Abençoado da periferia. Movimentos populares entre a religião e a política no noroeste paulista

Autor: Mariana Esteves de Oliveira

O objeto deste estudo é o Iajes – Instituto Administrativo Jesus Bom Pastor, entidade católica inicialmente voltada para a assistência social de um bairro da periferia de Andradina-SP que, no final dos anos 1970, ampliou suas atividades para todo o município e região, numa perspectiva combativa, com a organização de movimentos populares (Movimento de Mulheres, Negro, por Saúde, Sociedade Amigos de Bairros) e com a consolidação do papel sociopolítico das Comunidades Eclesiais de Base na periferia, na linha teológica da Libertação. Até os anos 1990, o Iajes produziu experiências que alimentaram o crescimento do papel político da periferia e estabeleceram novas formas de atuação, como o Partido dos Trabalhadores, os Conselhos Municipais, novos movimentos e muito mais. O trânsito intenso dos sujeitos nesses variados campos revelou o potencial criador e combativo dos homens e mulheres da periferia, ao passo que também apontou limites e obstáculos, trazidos aqui no texto por meio de uma História Vista de Baixo, aporte teórico herdado dos marxistas britânicos. Nos anos 1990, em vista dos cortes de investimentos internacionais, a entidade entrou em declínio, o que dificultou a manutenção das atividades, das CEB's e dos próprios movimentos. Anos depois, tais experiências se transformaram no tema da dissertação de mestrado intitulada "O grito abençoado da periferia: trajetórias e contradições do Iajes e dos movimentos populares na Andradina dos anos 1980", defendida na UEM em 2006 sob a orientação do prof. Dr. Sidnei Munhoz, que originou este livro. Apesar de ser lançado uma década depois, o texto é atual, pois ao investigar a história do Iajes e de seus diversos movimentos populares, a pesquisadora se deparou com uma complexa rede que ligava os sujeitos pesquisados a todo contexto latino-americano de emergência da nova esquerda, contando, para isso, com uma impressionante quantidade de fontes descobertas em um velho galpão, hoje recuperada e salvaguardada na universidade, possibilitando novas e promissoras pesquisas que visam compreender o atual debate e a crise da (talvez velha) nova esquerda.

Disponível, clique aqui.

Livro: Os provervios e a Mulher

Autor: Thyago Cruz

Os provérbios, unidades fixas presentes nas mais variadas línguas, são elementos intimamente relacionados à cultura e à história linguística de uma comunidade. Seu uso, por parte dos falantes, possibilita ressurgir pensamentos que já perduram há inúmeras décadas e voltam à tona pelo ato da enunciação. Ciente disso, pode-se notar que certos provérbios conseguem transmitir imagens que atribuem ao feminino implicações de desprezo, dependência, inferioridade entre outros atributos de caráter depreciativo, em sua maioria. Este trabalho, portanto, apresenta uma investigação que buscou apresentar a imagem que a categoria mulher adquire em uma lista de provérbios e as diferentes concepções sobre o feminino que se refletem por meio da força persuasiva dessas unidades da língua

Disponível. Clique AQUI

Livros:

Educação do Campo: Questões de Luta e Pesquisa

Autor: Rafael Rossi

Disponível, clique aqui.

Artigos:

 

Mariana Esteves de Oliveira - Concepções e Experiências da Educação Popular no Instituto Administrativo Jesus Bom Pastor Iajes - SP. Para acessar clique aqui.

 

Vanessa Franco Neto e Edinalva da Cruz Teixeira Sakai. Refletindo sobre a Educação Popular e a Pedagogia da Alternância por meio das pesquisas em Educação do Campo na UFMS - Campo Grande. Trabalho apresentado no V Seminário Internacional América Platina. Para acessar, clique aqui.

 

Célia Beatriz Piatti e Jucelia Souza da Silva. A língua como expressão de cultura na obra literária Pantanal, Amor Baguá. Trabalho apresentado no V Seminário Internacional América Platina. Para acessar, clique aqui.

 

Mariana Esteves de Oliveira. Saberes necessários à doceência nas escolas do campo: As sete dimensões do ensinar e aprender na escola do campo. Para acessar, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page